Deixar a casa em ordem! E os móveis limpos…

Passadas as festas de fim ano, é hora de retomar a rotina e deixa a casa em ordem. Nessa época do ano, recebemos convidados e os móveis e artigos de decoração podem sofrer avarias com água, sol, marcas de copo ou cera de vela, muito usadas neste período.

Na limpeza dos seus móveis, é essencial nunca usar produtos abrasivos ou esponja de aço. Dê preferência para uma solução de água com sabão neutro sem encharcar. Use um pano levemente úmido ou simplesmente uma flanela.

O contato com os raios do sol também pode alterar a cor da madeira e causam rachaduras, envergamento de tábuas e afrouxamento dos parafusos. Caso um aparador ou uma mesa de centro fique perto da janela, lance mão de uma bela cortina.

No caso de manchas com cera de vela, como citamos acima, é recomendável usar água e uma espátula de plástico para evitar arranhões na hora da remoção. As variações de temperatura também são prejudiciais à madeira, ocasionando possíveis manchas. Evite deixar cair água ou colocar objetos úmidos em contato e tome cuidado com ambientes como banheiros onde a umidade do ar é maior e pode danificar seu móvel em menos tempo.

Pequenos cuidados de limpeza e conservação fazem toda a diferença na hora de possuir móveis conservados por longos anos. Por isso, é importante programar um polimento e a aplicação de verniz pelo menos uma ou duas vezes ao ano.